6 Truques para deixar seu site WordPress mais rápido

O WordPress é o sistema (CMS) de gerenciamento de conteúdo mais fácil e poderoso do mundo especialmente para blogs. De acordo com o BuiltWith, dentre os 10.000 principais sites da Internet 2.645  usam o WordPress. Então, se você já está usando o WordPress, parabéns! No entanto, se você deseja que o seu site WordPress seja melhor, a solução é otimizá-lo. A otimização do seu site WP não só aumenta o tráfego e as visualizações de páginas, mas melhora a experiência do usuário e ajuda com o SEO. E para levar seu site ao próximo nível, separamos abaixo, algumas dicas incríveis de otimização do WordPress.

1- Escolher um servidor de hospedagem apropriado

Suas técnicas de otimização não vão muito longe se você escolheu o plano de hospedagem incorreto para seu site. Os planos de hospedagem gerenciados do WordPress são recomendados para manter seu site atualizado e relevante em todos os momentos. Além disso, os serviços de hospedagem gerenciados para WordPress incluem opções avançadas de segurança e backups automáticos. No entanto, é melhor que você evite planos de hospedagem compartilhados, pois estes aumentam o tempo de carregamento do seu site. E considerando que quase metade dos usuários da Internet abandonam um site que não carrega dentro de três segundos, velocidades lentas podem afastar os visitantes, mesmo antes de sua página carregar.

2- Escolha sempre bons temas de qualidade

Muita performance e velocidade do seu site depende do tema que você escolhe para o seu site WordPress. Agora, não há escassez de temas WP na Internet. Somente em 2014, 123,498,018 downloads gratuitos de temas ocorreram no site WordPress.org. Mas escolher um tema aleatório para o seu site é o maior erro que você pode fazer. Você sempre deve escolher algo que seja confiável e flexível. Selecione projetos sensíveis, pois seu bom desempenho faz com que seja um grande sucesso com os sistemas de busca. Ao mesmo tempo, desconfie de temas lindamente projetados que tenham uma codificação fraca e usem muitas imagens, aumentando assim o tempo de processamento e conseqüentemente o tempo para carregar seu site. Assim, a opção mais segura é utilizar temas Premium do WordPress. Embora esses temas não sejam baratos, com um preço médio de R$ 150,00, pode ter certeza que seu site será beneficiado, tornando assim um dinheiro bem gasto.

Leia também  Os 7 Melhores Plugins de backup blog WordPress

3- Considere cuidadosamente os plugins

O número de plugins WordPress no diretório oficial é 40k e aumentando. Mas a instalação de todos eles não ajudará com o processo de otimização. Comece selecionando os plugins ligados com o propósito do seu site e o que você precisa para alcançar o mesmo. Em seguida, instale os plugins certos. Alguns bons plugins que aumentam a velocidade e o desempenho do seu site são praticamente indispensáveis, como por exemplo o  WP Rocket e WP Fastest Cache. Lembre-se, os plugins são uma das principais razões pelas quais os sites do WordPress tornam-se lentos ao longo do tempo. Então, exclua todos os desnecessários e mantenha somente os plugins efetivamente utilizados pelo seu site atualizados.

4- Mantenha suas imagens WordPress e vídeos otimizados

Nunca é uma boa idéia preencher suas páginas da web com toneladas de imagens. Esta prática não só reduz o tempo de carregamento do seu site, mas também afeta o desempenho. Uma solução para este problema é comprimir e redimensionar as imagens. Ferramentas on-line como Optimizilla e Compress JPEG podem ajudá-lo a comprimir os tamanhos de arquivos de suas imagens sem perda de qualidade. Da mesma forma, você deve aplicar todas as estratégias para otimizar adequadamente seus vídeos . Se necessário, você também pode usar sprites. Esta é uma técnica CSS que usa uma imagem para apresentar vários elementos de design em sua página. Então, ao invés de carregar inúmeras imagens pequenas, o site WP acaba abrindo uma única. No entanto, nem todos os temas suportam os sprites, então fique atento a isso durante o processo de otimização.

5- Otimize sua página de destino

Você deve otimizar a página de destino do seu site WP se deseja melhorar a velocidade e o desempenho geral. A página de destino é o lugar onde os visitantes entram no seu site, seja a principal ou uma página especifica vinda de um anúncio por exemplo. Portanto, é muito importante que não haja atrasos enquanto esta página está sendo carregada. Embora o processo de otimização da sua página de destino possa ser difícil sem o conhecimento certo, envolve a leitura de mais tags em vez de postagens completas, use trechos da postagem, remova os plugins e widgets inativos e limite o número de postagens apresentadas em uma página específica .

Leia também  Blog WordPress com domínio próprio - Parte I.

6- Comece usar um CDN no seu site

Uma discussão sobre a otimização do WordPress não seria completa sem uma rede de entrega de conteúdo (CDN). Mas o que é isso? Bem, em termos leigos, um CDN é uma rede de servidores que clona seu site e o mantem em cachê em diversos locais ao redor do mundo. O que isso significa é que, quando um visitante tenta se conectar ao seu site, ele será carregado através do cache localizado mais próximo de você, em vez do servidor físico principal do seu site. Exemplificando, seu site está hospedado em um servidor físico nos Estados Unidos, entretanto o usuário localizado no Brasil não acessará seu site nos Estados Unidos, mas sim no Brasil, ou em outra localização mais próxima. O resultado é que o tempo de carregamento será drasticamente reduzidos. Agora, você precisa ter cuidado ao escolher o CDN adequado para o seu site, mas o Amazon CloudFront é uma boa escolha. Não só aumenta a velocidade da web, mas também diminui a carga no seu servidor.

Conclusão

Apresentados alguns aspectos teóricos, agora é com você, coloque  mão na massa e comece a utilizar em seu próprio site.  Temos certeza que se as configurações forem feitas de maneira correta, em poucos dias você percebera o resultado.