Curiosidade: mundo comemora dia da letra grega PI no sábado, 14

O dia do PI (π) é comemorado todo ano no dia 14 de março.  O dia foi fundado por Larry Shaw, responsável pelo museu Exploratorium.edu. A data foi escolhida por ser semelhante à aproximação numérica mais conhecida do PI ( 3,14) quando consideramos a forma de exibição do calendário norte-americano (3/14).  


Em 2015, além da coincidência com os números do dia e do mês, o ano também permitirá novas comparações. Ao chegar o momento, calendários em formato norte-americano exibirão 3/14/15, o equivalente às quatro primeiras casas decimais do π  (3,1415). 

Apesar das comparações e brincadeiras com o dia, o π é uma letra grega importante para cálculos matemáicos. Ela se refere à proporção numérica da relação entre o perímetro de uma circuferência e seu diametro. Entenda o cálculo na imagem abaixo:

 

Pi-unrolled-720
Fonte: Wikimedia Commons

Artigos científicos apontam que foi o professor londrino suíço William Jones o primeiro a ter aotado a letra para fins matemáticos em 1706. Mas quem a popularizou a letra foi o físico suíço Leonardo Paul Euler anos mais tarde. 

Na maioria das operações básicas, utiliza-se 3,14 no lugar de π. Contudo, calculadoras científicas normais podem exibir até casas decimais (3,1415926). Há outros cálculos precisos que utilizam, por exemplo, cerca de 52 casas decimais ou mais com o auxílio de algorítimos computacionais. 

 

Leia também  Os 7 Melhores Plugins de backup blog WordPress
Previous Article
Next Article

Publicidade