Google está trabalhando em um novo serviço de VPN para uso em redes Wi-Fi abertas


A segurança dos dados é (ou deveria ser) importante para todos, especialmente para aqueles que acessam hotspots WiFi públicos.

Em um crescente mundo móvel, segurança em redes abertas nem sempre é fácil, mas parece que o Google está fazendo progressos nessa área. “Escondido” no Android 5.1, a um serviço que permite que você configure uma Rede Privada Virtual (VPN) direito no seu dispositivo Android. Apesar de ainda não ser funcional, ele dá uma visão sobre o que pode estar por vir.

O aplicativo chamado de "Serviços de Conectividade do Google”, pode ser encontrado através do menu Configurações > Aplicativos > todos, role para baixo, e lá está ele:

VPN_Android_BlogMais_1

 

Depois de conseguir abrir o app, aparecerá a seguinte mensagem "Para ajudar a protegê-lo em redes Wi-Fi abertas, seus dados serão transmitidos de forma segura através de uma VPN Google":

Ao clicar no botão "Saiba mais" você é redireciona para a página de suporte padrão do Google: https://support.google.com/mobile/?p=google_settings_VPN

 

VPN_Android_BlogMais_2

Ao clicar em "Entendi" o app leva você para a tela de solicitação de conexão padrão VPN:

VPN_Android_BlogMais_3

Entretanto o Google ainda não permite configurar uma VPN, bem como não está claro quando o Google vai liberar este recurso, se vai ser aberto a todos ou apenas determinados tipos de usuários, ou mesmo se o Google irá de fato implantar tal serviço o interromper antes mesmo de disponibilizar para os usuários como já ocorreu com o App Op.

Fato é que podemos ter novidades (ou não) sobre a liberação do Serviços de Conectividade do Google. Nos resta aguardar.

Leia também  Outlook.com vai descontinuar chat do Facebook e do Google