Primeiras impressões – Samsung Galaxy S6 e S6 edge.


 

galaxys611

Samsung está começando do zero.

Ao longo dos últimos quatro anos, o carro-chefe da Samsung sem dúvidas foram os celulares da família Galaxy S que normalmente ostentam os melhores displays e chips mais poderosos da indústria, entretanto, ao contrário da Apple, HTC, e Xiaomi que sempre priorizaram telefones lindos feitos de materiais de alta qualidade a família Galaxy S vinha envolto de plástico. 

Entretanto isso vai mudar em abril, quando a Samsung lança o Galaxy S 6, seu novo telefone de ponta anunciado no Mobile World Congress, em Barcelona. O Galaxy S 6 é feito inteiramente de metal e vidro e virá em duas variações: O "regular" Galaxy S6 e a Galaxy S6 edge, que tem uma tela curvada.

A Samsung começou a desenhar o Galaxy S6 de baixo para cima cerca de um ano atrás, sob um programa que chamou de Projeto Zero. Considerando que os últimos modelos Galaxy foram projetados com o modelo anterior em mente, o Galaxy S6 é inteiramente novo. A Samsung abandonado alguns dos seus princípios anteriores, a fim de destacar o design do Galaxy S6. Não é à prova d'água. Você não pode trocar a bateria. E não há opção para inserir memória extra.

 

galaxys622

Ambos os modelos fazem praticamente a mesma coisa, entretanto o Galaxy S6 Edge tem alguns extras. Ele permite que você passe por cima da parte curva da tela para ver uma lista de seus contatos favoritos e receber alertas quando você tem uma chamada não atendida. Fora isso, a Samsung diz que a tela curvada não serve para qualquer outra função além de boa aparência. (Ele também vai ser mais caro, mas a Samsung não disse o quanto.)

O Galaxy S6 virá em uma variedade de cores cintilantes – branco, preto, ouro, azul e verde escuro. Samsung usou um processo especial para fazer as cores de mudança de vidro quando visto em diferentes ângulos, e não há uma estrutura de alumínio ao redor da borda, segurando-o todos juntos.

 

galaxys6223

Além do design físico, a Samsung também limpou seu software. O telefone não está atolado com um monte de recursos desnecessários e extras. A nova versão do TouchWiz pele da Samsung para o Android é mais limpo e mais fácil de navegar. Todos os aplicativos básicos, como e-mail, calendário e música têm um novo visual. Além disso, o telefone será lançado com alguns dos da Microsoft apps Android como OneNote, OneDrive e Skype.

No quesito de hardware, Samsung melhorou a câmera do telefone que conta com 16MP e estabilização ótica de imagem e alguns recursos de software como aquele que lhe permite controlar um objeto em movimento e manter o foco nele. O telefone também inclui um plug especial que permite carregá-lo em apenas 25 minutos o que equivale a 50% mais rápido do que o normal. Samsung também incluiu o carregamento sem fio pela primeira vez. Ele funciona com carregadores sem fio padrão, ou você pode comprar o próprio carregador da Samsung, que parece bem legal:

 

galaxys6224

Samsung também melhorou o sensor de impressão digital embutido no botão home. O modelo do ano passado exigia que você passa-se o dedo no botão apenas para a direita. Já o sensor do Galaxy S6 é mais parecido com o sensor ID Touch do iPhone, o que significa que você pode colocar o dedo sobre o botão em qualquer orientação e ele vai registrar. Em testes, o sensor de impressão digital Galaxy S6 funcionou tão bem como o do iPhone.

O novo sensor de impressão digital também permite efetuar pagamentos através da nova plataforma móvel da Samsung (Samsung Pay), que será lançado nesta versão.

 

galaxys622412

O aplicativo Samsung Pay terá uma grande vantagem sobre a Apple Pay. Ele vai trabalhar com os leitores regulares de cartão de crédito magnético, que, em teoria, significa que vai ser compatível com os terminais de pagamento de um número muito maior de varejistas.

A tecnologia de leitor de cartão magnético será alimentado pela empresa LoopPay, uma startup que a Samsung comprou há algumas semanas. No entanto, o Samsung Pay é apenas para fazer compras em lojas físicas, você não pode usá-lo para fazer compras on-line ou através de aplicativos comerciais como você pode com a Apple Pay.

Agora vem a parte mais difícil. Samsung tem lutado para competir com os smartphones high-end do mercado, como novas empresas surgiram e que fazem telefones que são tão bons, mas custa a metade. Até agora, os telefones Samsung não foram capazes de diferenciar-se o suficiente para justificar o seu custo extra. A esperança desta vez parece ser um design Premium irá fazer o truque.

A borda Galaxy S6 e Galaxy S6 edge começara a ser vendidos em abril deste ano em todas as principais operadoras. Os preços ainda não foram informados.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO GALAXY S6 E GALAXY S6 EDGE

Sistema operacional: Android 5.0.2 (Lollipop) com TouchWiz UX
Tela: Super AMOLED de 5,1 polegadas (versão “edge” com laterais curvas) com Gorilla Glass 4
Resolução da tela: 2560×1440 pixels (QHD)
Densidade de pixels: 577 ppi
Chipset: Exynos 7420
CPU: Cortex-A53 quad-core de 1,5 GHz + Cortex-A57 de 2,1 (64 bits)
GPU: Mali-T760
Memória RAM: 3 GB DDR4
Armazenamento interno: 32 GB, 64 GB ou 128 GB (sem suporte a cartão micro SD) – tecnologia UFS 2.0
Câmera traseira: 16 megapixels (com sistema de estabilização óptica de imagem)
Câmera frontal: 5 megapixels
Bateria: 2.550 mAh (S6) e 2.600 mAh (S6 edge) – não removível
Conectividade: WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.1, NFC, IR Remote, 3G e 4G
Sensores: acelerômetro, luminosidade, giroscópio, proximidade, compasso, barômetro e leitor de digitais
Dimensões: 143,4 x 70,5 x 6,8 mm (S6) e 142,1 x 70,1 x 7,0 mm (S6 edge)
Peso: 138 gramas (S6) e 132 gramas (S6 edge)

Fotos: businessinsider.com